Ovo e colesterol

A gema do ovo é rica em colesterol, no passado as pessoas pensavam que quem tem colesterol alto não pode comer ovo. Atualmente as pesquisas evoluíram e a compreensão da relação dos alimentos com o colesterol alto mudou. Vamos analisar nesse artigo, baseado em dados científicos se realmente quem tem colesterol pode comer ovo ou não. Leia mais

A verdade é que o colesterol desempenha uma função muito importante em seu corpo. É uma molécula estrutural essencial para todas as membranas celulares.

Ele também é usado para fazer os hormônios esteroides como testosterona , estrogênio e cortisol.

Mas quando você come muitos alimentos ricos em colesterol , seu fígado começa a produzir menos para evitar que os níveis de colesterol fiquem altos demais. ( 1 , 2 ) Portanto, a quantidade total de colesterol em seu corpo muda muito pouco, se é que muda. O que muda é sua fonte – sua dieta ou seu fígado!

Mesmo assim, você deve evitar comer quantidades excessivas de alimentos ricos em colesterol se seu colesterol estiver alto. Uma ingestão elevada pode causar um aumento moderado nos níveis de colesterol no sangue. ( 3 , 4 )

Quem tá com o colesterol alto pode comer ovo?

O médico Dr. Rocha, explica nesse vídeo a relação entre ovo e colesterol

Por muito tempo, as pessoas evitaram o consumo de ovos – ou pelo menos das gemas, com medo de aumentar o colesterol.

Um único ovo de tamanho médio contém 186 mg de colesterol, que é 62% da ingestão diária recomendada . Em contraste, a clara do ovo é proteína pura e pobre em colesterol ( 5 ).

Em 70% das pessoas, os ovos não afetaram o colesterol LDL total ou “ruim”. No entanto, em 30% das pessoas – chamadas de hiper-respondedores – esses marcadores sobem ligeiramente. ( 6 )

Resumindo: Uma pessoa saudável pode comer ovos sem problema, mesmo que esteja com o colesterol alto. No caso de pessoas hiper respondedores, pode haver um pequeno aumento no colesterol total e LDL.

Quem tem colesterol alto pode comer quantos ovos por dia?

Infelizmente, nenhum estudo alimentou as pessoas com mais de três ovos por dia.

É possível, embora improvável, que comer mais do que isso possa afetar negativamente a sua saúde. Consumir mais de três ovos por dia ainda mistério, cientificamente falando.

No entanto, um homem de 88 anos que consumia 25 ovos por dia, tinha níveis normais de colesterol e estava com uma saúde muito boa. ( 7 )

Também é importante saber que nem todos os ovos são iguais . A maioria dos ovos vendidos no supermercado vem de galinhas criadas em granjas com rações à base de grãos.

Os ovos mais saudáveis ​​são os ovos enriquecidos com ômega-3 ou os ovos caipiras. Esses ovos são muito mais ricos em ômega-3 e vitaminas solúveis em gordura.

Conclusão:

No geral, comer ovos é perfeitamente seguro, mesmo para quem tem colesterol alto, você pode comer até 3 ovos inteiros por dia. Dada sua gama de nutrientes e poderosos benefícios à saúde, ovos estão entre os alimentos mais saudáveis ​​do planeta.

Os ovos aumentam consistentemente o colesterol HDL (o “bom”). Para 70% das pessoas, não há aumento do colesterol total ou LDL. Algumas pessoas podem apresentar um ligeiro aumento em um subtipo benigno de LDL.

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