Um alimento básico de muitos brasileiros, a batata-doce é deliciosa e é muito saudável, rica em inúmeros nutrientes, incluindo fibras, mas quem tem colesterol alto pode comer batata doce? É o que veremos nesse artigo, baseado em estudos e pesquisas científicas.
A batata doce é rica em fibras que auxilia na absorção do colesterol e ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Quem tá com colesterol alto pode comer batata doce?
A fibra solúvel da batata doce desempenha um papel fundamental na redução do colesterol. O consumo de alimentos que são ricos em fibra reduz o risco de doença cardiovascular e ajuda a emagrecer, e que auxilia a saúde do intestino, de acordo com a pesquisa publicada em Abril de 2013 . A fibra alimentar da batata doce consiste em vários componentes como celulose, hemicelulose, lignina e pectina e é quebrada em fibras solúveis e insolúveis.
Se você deseja baixar o colesterol, a National Lipid Association recomenda comer alimentos ricos em fibras solúveis, o tipo encontrado em alimentos vegetais. Isso inclui vegetais ricos em amido, como batata-doce. A associação observa que, como a fibra solúvel não é absorvida pelos intestinos, ela pode ajudar a remover o colesterol do corpo ao ligá-lo aos intestinos.
“A melhor maneira de ver como a fibra solúvel funciona é que ela age como um gel, ligando o colesterol que você ingere”, diz Sandra Allonen, MEd, RD , nutricionista do Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston.
“Ela se livra dela pelo intestino grosso e ajuda a desacelerar a digestão, bem como regular seus níveis sanguíneos, enquanto a fibra insolúvel se move pelo sistema digestivo agindo mais como uma vassoura. Aumenta o volume das fezes e ajuda a prevenir constipação, hemorroidas, diverticulose e câncer colo-retal. “
Além disso, psyllium e pectina, duas outras formas de fibra solúvel em água, são mais eficazes na redução do colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), conhecido como tipo ruim, sem afetar o colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) , o tipo bom .
Batata doce tabela nutricional
O Departamento de Agricultura dos EUA observa que uma batata-doce grande (235 gramas) assada com casca tem:
- Calorias: 223
- Carboidratos: 51,3 gramas
- Açúcares: 14,6 gramas
- Fibra alimentar total (solúvel e insolúvel): 8,2 gramas
- Colesterol: O
Para se beneficiar do conteúdo de fibra da batata-doce que ajuda a reduzir o colesterol, Allonen sugere assá-la ou cozida, além de comer a casca .
Outra maneira de comer batata-doce para baixar o colesterol, de acordo com a Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan, é cortar uma batata-doce assada ao meio e cobri-la com outros vegetais e leguminosas ricos em fibras, como feijão, brócolis ou, queijo feta esfarelado. Outro método saboroso é cortar as batatas-doces em cubos, adicionar 2 colheres de sopa de azeite de oliva, torrar por 10 minutos e adicionar nozes torradas.
Conclusão:
Quem tem colesterol alto pode comer batata doce, mas deve comer assada, cozida e com a casca, mas nunca frita ou purê com manteiga ou margarina.
A batata doce é rica em fibras que ajudam a baixar o colesterol, sacia a fome, é baixa em calorias e tem zero colesterol.
LEIA TAMBÉM:
- Qual a melhor fruta para baixar o colesterol?
- O que Causa o Aumento do Colesterol LDL?
- Colesterol Alto Genético
- O que é Fibra Solúvel?
- Como Baixar Colesterol e Triglicerídeos?
Fontes:
- Nutrients: “Fiber and Prebiotics: Mechanisms and Health Benefits”
- National Lipid Association: “Adding Soluble Fiber to Lower Your Cholesterol”
- Sandra Allonen, MEd, RD, LDN, Beth Israel Deaconess Medical Center, Boston
- Harvard Medical School: “Should I Be Eating More Fiber?”
- Harvard T.H. Chan School of Public Health: “Sweet Potatoes”
- U.S. Department of Agriculture: “Sweet Potato Baked Peel Eaten Fat Not Added In Cooking”