Quanto tempo demora para baixar o colesterol?

Seu nível de colesterol está relacionado diretamente a saúde do seu coração, o quanto tempo demora para baixar o colesterol ruim ( LDL ) depende basicamente de você.

As pessoas que tem colesterol alto correm um risco muito maior de ter doenças cardíacas, como infarto e derrame.

O colesterol é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Nosso corpo precisa de uma quantidade de colesterol para realizar várias funções. Ele é transportado pelo corpo junto com as lipoproteínas solúveis, que levam as gorduras pelo corpo através do sangue.

O que o colesterol alto pode causar

O colesterol ruim ( LDL ) leva gorduras para os tecidos, vasos e artérias do corpo.

Se você tem muito colesterol ruim no sangue ele irá se depositar nas veias e artérias. Causando entupimento e diminuição do fluxo de sangue para todo seu corpo. São as chamadas placas de colesterol.

Basicamente é como se comparasse suas veias e artérias com um cano de pia entupido com gordura.

Veja: O que o colesterol alto pode causar

Quanto Tempo Demora para Baixar o Colesterol Ruim

Agora, o colesterol bom, ( HDL ) leva o excesso de colesterol de volta para o fígado. Depois disso ele é removido do corpo. O HDL evita o entupimento das veias e artérias e assim o risco de doenças cardíacas.

Dessa forma, é melhor ter níveis mais altos de HDL e evitar complicações. 

Veja aqui: Alimentos que aumentam o colesterol bom

Além disso, temos os triglicerídeos, que são outro tipo de gordura que também pode se acumular no seu corpo. Combinado com um baixo nível de HDL, aumenta o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Você pode estar com o colesterol alto e não perceber isso por que não há sintomas visíveis. Assim os exames de sangue são de suma importância para verificar se seus níveis de colesterol estão dentro da faixa normal.

Todas as pessoas adultas, depois dos 20 anos, devem fazer exame de sangue a cada 4 anos.

Pessoas com casos na família de colesterol alto devem fazer exames com maior frequência.

O que fazer para baixar o colesterol rapidamente?

Quanto Tempo Demora para Baixar o Colesterol Ruim
O que fazer para baixar o colesterol rapidamente?

Em primeiro lugar, você deve estar consciente que tem uma problema e que sua recuperação depende somente de você. Para isso será necessário fazer algumas mudanças na sua vida.

Você pode baixar o colesterol ruim em até 20% em 3 meses apenas com algumas mudanças no seu cotidiano. 

Dieta

Para baixar o colesterol ruim, reduza os alimentos ricos em gordura saturada e aumente o consumo de alimentos ricos em fibras. Alimentos ricos em gordura saturada aumentam muito a quantidade de colesterol ruim no seu corpo. Você deve comer somente 10 g de alimentos com gordura saturada por dia e 30 g de alimentos ricos em fibras.

Todos os médicos recomendam uma dieta rica em:

Muitas frutas, vegetais e alimentos integrais
Laticínios desnatados ou com baixo teor de gordura
Carnes magras e proteínas (como peixe, soja, frango, feijão)
Gorduras saudáveis ​​(por exemplo, nozes, sementes, azeite)
Reduzir o sal, açúcar, alimentos processados, carnes vermelhas

Veja aqui os alimentos que aumentam o colesterol

Atividade de física

A falta de atividade física é um fator contribuinte importante para ter colesterol ruim alto e colesterol bom baixo. 

A atividade física, mesmo que seja uma leve caminhada de 60 min por dia, melhora as funções cardiovasculares, reduz o peso e baixa o colesterol ruim.

Até mesmo atividades diárias ou recreativas como caminhada rápida, ciclismo, dança, jardinagem, natação, corrida e aeróbica melhoram as funções cardiovasculares.

Conclusão:

O Dr. Nieca Goldberg , diretor médico do Joan H. Tisch Center for Women’s Health no NYU Langone Medical Center, diz que o tempo para baixar o colesterol ruim pode levar entre três a seis meses apenas com dieta e exercícios, levando em conta que leva mais tempo para as mulheres baixarem o colesterol ruim do que para os homens.

Agora, se você quer baixar o colesterol naturalmente com dieta e exercícios, tenha em mente que essa é uma meta diária. Você não pode mudar sua vida apenas por alguns meses e depois voltar aos seus hábitos antigos de alimentação e sedentarismo.

Além disso, devemos levar em conta os fatores genéticos, pois algumas pessoas tem maior produção de colesterol do que outras. Nesses casos, apenas a dieta e atividades físicas não podem ser suficientes para baixar o colesterol. Essas pessoas precisam de medicação, além das mudanças no estilo de vida. Pois os dois vão trabalhar em conjunto para você ter uma vida saudável e menor risco de doenças.

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Fontes:

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