A gordura dos alimentos sempre teve uma má reputação, mas a gordura é vital para nosso corpo, mas algumas gorduras são melhores que outras, e qual a diferença entre gordura saturada e insaturada?

Realmente nosso corpo precisa de gordura para ter energia e para muitos processos, como a absorção de certas vitaminas e minerais.

Por muito tempo as pessoas deixaram de consumir alimentos ricos em gorduras, em uma tentativa de perder peso e controlar o colesterol.

Mas há alguns tipos de gorduras que você deve evitar, como as gorduras trans.

Dois outros tipos de gordura são gorduras saturadas e insaturadas. Em vez de cortar a gordura da sua dieta, saber a diferença entre a gordura saturada e insaturada e como elas afetam seu corpo é melhor.

Diferença entre gordura saturada e insaturada

O que é gordura saturada?

diferença entre gordura saturada e insaturada
Gordura Saturada

As gorduras em sua maioria é sólida, mesmo em temperatura ambiente.

Os alimentos ricos em gordura saturada são:

A discussão entre os cientistas e pesquisadores se a gordura saturada faz mal ou não para o coração, dura décadas. Os estudos são conflitantes. De um lado uns afirmam que faz mal, do outro lado, afirmam que é saudável.

A única certeza é que a gordura saturada aumenta o colesterol ruim (LDL). 

Assim, comer alimentos ricos em gordura saturada além de aumentar o colesterol LDL, também aumenta o risco de doenças do coração e diabetes tipo 2.

O que é gordura insaturada?

diferença entre gordura saturada e insaturada
Gorduras insaturadas

As gorduras insaturadas ficam liquidas em temperatura ambiente.

Existem dois tipos principais de gordura insaturada:

Gorduras monoinsaturadas

São gorduras extraídas de vegetais. Como: Azeite, óleo de amendoim, óleo de abacate e etc…

As pesquisas mostram que o consumo de gorduras monoinsaturadas reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Gorduras poliinsaturadas

Nosso corpo precisa das gorduras poli-insaturadas, pois elas ajudam nos movimentos musculares e na coagulação do sangue.

Como nosso corpo não produz esse tipo de gorduras, precisamos consumir dos alimentos.

As gorduras poliinsaturadas são divididas em dois tipos: ácidos graxos ômega-3 e ômega-6

Ômega 3

Os ácidos graxos ômega-3 são bons para a saúde do coração.

Os alimentos ricos em ômega-3 são:

Ômega 6

Comer muitos alimentos em ômega 6 aumenta a inflamação crônica, obesidade e causa outros problemas de saúde.

Os ácidos graxos ômega-6 são os óleos:

Qual a melhor gorda saturada ou insaturada?

De acordo com a Harvard Medical School, atualmente as pesquisas revelam que não há estudos que comprovam que a gordura saturada aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

No entanto, de acordo com um estudo, consumir gorduras poli-insaturadas no lugar da gordura saturada pode reduzir os riscos. 

Alguns óleos para cozinhar podem ser melhores para a saúde do que outros. Por exemplo, o óleo de canola, embora seja considerado uma gordura insaturada, é muito refinado. De acordo com um estudo de 2018 , a pesquisa mostrou que o óleo de canola não é bom para a saúde. 

Conclusão:

Uma alimentação saudável é rica em alimentos integrais e gorduras saudáveis ​​como abacate, nozes, sementes, ovos e azeite.

O consumo excessivo de qualquer alimento pode causar ganho de peso, comer muitos alimentos ricos em gordura pode fazer com que você engorde.

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