O colesterol é sem dúvida uma das substâncias mais incompreendidas, assim saber o que uma pessoa com colesterol alto não pode comer, pode ser complicado.
Durante décadas, as pessoas evitaram certos alimentos, que hoje são considerados saudáveis, mas ricos em colesterol, como os ovos por exemplo, devido ao medo de que esses alimentos aumentassem o colesterol e o risco de doenças cardíacas.
No entanto, pesquisas recentes mostram que, para a maioria das pessoas, consumir alimentos com colesterol alto, mas saudáveis, não faz mal.
Além disso, alguns alimentos que são ricos em colesterol também são carregados com nutrientes importantes que faltam na dieta de muitas pessoas.
Este artigo explica por que o colesterol nos alimentos não deve ser temido e lista os alimentos que aumentam o colesterol.
Alimentos que aumentam o colesterol
Enquanto certos alimentos mesmo ricos em colesterol, são altamente nutritivos e bons para a saúde, outros podem ser prejudiciais.
Aqui estão 4 alimentos ricos em colesterol que podem afetar negativamente sua saúde.
1. Alimentos Fritos
Alimentos fritos e frituras em geral – como carnes fritas e queijo – são ricos em colesterol e devem ser evitados sempre que possível.
Isso porque eles são ricos em calorias e podem conter gorduras trans, que aumentam o risco de doenças cardíacas e prejudicam sua saúde de várias outras maneiras. ( 1 )
Além disso, o alto consumo de frituras está ligado ao aumento do risco de doenças cardíacas, obesidade e diabetes.
2. Fast Food
Chamamos de fast food, ou comidas rápidas, todos os alimentos que são considerados prontos ou semi prontos. O consumo desses alimentos também aumenta o risco de inúmeras doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes e obesidade.
As pessoas que comem salgadinhos, biscoitos e lanches prontos tendem a ter colesterol mais alto, mais gordura na barriga, maior inflamação celular descontrole da glicose no sangue. ( 2 )
Ao contrário, as pessoas que comem mais alimentos feitos em casa e naturais, tem menor peso corporal, menos gordura na cintura e menor risco de doenças cronicas. ( 3 )
3. Carnes processadas
As carnes processadas são todo tipo de alimentos feitas e preparadas industrialmente, como por exemplo: salsichas, bacon, presunto, apresuntado, linguiças e etc… Se o alimento foi feito em uma fábrica, então quem tem colesterol alto não deve comer, pois são alimentos ricos em colesterol que devem ser eliminados da sua alimentação.
Pessoas que tem hábito de comer esses tipos de alimentos e tem colesterol alto tem maior risco de doenças cardíacas e câncer de cólon principalmente.
Um grande estudo revisional, concluir que comer apenas 50 g de carne processada por dia aumenta em 42% o risco de doenças cardíacas. ( 4 )
4. Sobremesas
Biscoitos, bolos, sorvetes, doces e outros tipos de doces industrializados, são alimentos que uma pessoa que tem colesterol alto não pode comer. Todos esses alimentos são ricos em colesterol ruim, açúcar, gorduras ruins e altamente calóricos.
Atualmente a pesquisa cientifica associou a ingestão de alimentos com açúcar adicionado à obesidade, diabetes, doenças cardíacas, declínio cognitivo e certos tipos de câncer. ( 4 )
Além disso, esses alimentos geralmente são pobres nos nutrientes que seu corpo precisa para ser saudável. Que são as vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas.
Como baixar o colesterol naturalmente
Ter colesterol alto (LDL “ruim”) pode levar ao acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos, o que pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas ( 5 )
Com pequenas mudanças na sua alimentação e estilo de vida, é possível baixar o colesterol LDL naturalmente.
Abaixo algumas dicas de como baixar o colesterol ruim, baseados em estudos científicos:
- Coma mais alimentos ricos em fibras: A pesquisa mostra que comer mais alimentos ricos em fibras, especialmente fibra solúvel encontrada nas frutas, feijões e aveia, pode ajudar a baixar o colesterol LDL ( 6 ).
- Aumentar a atividade física: Ficar mais ativo fisicamente é uma excelente maneira de baixar o colesterol naturalmente. O exercício aeróbico de alta intensidade parece ser a melhor maneira de reduzir o LDL ( 7 )
- Perder peso: Perder o excesso de peso corporal é uma das melhores maneiras de baixar o colesterol. Isso pode reduzir o LDL enquanto aumenta o HDL ( colesterol bom). Além de aumentar sua expectativa de vida e melhorar sua saúde total. ( 8 )
- Pare de fumar: Abandonar o cigarro pode baixar significativamente o colesterol LDL. Pois fumar aumenta os níveis de colesterol LDL e aumenta muito o risco de câncer, doenças cardíacas e enfisema pulmonar. ( 9, 10 )
- Aumente o consumo de ômega-3: Consumir mais alimentos ricos em ômega-3, como salmão ou tomar suplementos de ômega-3 como capsulas de óleo de peixe, baixa o colesterol LDL e aumenta o HDL ( 11 )
- Coma mais frutas e legumes frescos: A pesquisa mostra que as pessoas que consomem mais frutas e legumes têm níveis mais baixos de colesterol LDL e têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que comem menos ( 12 )
Existem muitas outras maneiras de reduzir efetivamente os níveis elevados de colesterol.
Tentar apenas algumas das sugestões acima pode realmente baixar o colesterol e também tem outros benefícios à saúde, como perda de peso e melhores taxas em geral.
Conclusão:
Nem todos os alimentos ricos em colesterol são iguais – enquanto alguns, como ovos e iogurte, são nutritivos e não aumentam o colesterol ruim, outros não são bons para a saúde.
Embora seja seguro para a maioria das pessoas comer alimentos saudáveis mas ricos em colesterol, todos devem tentar evitar ao máximo os alimentos que não são saudáveis e ricos em colesterol, como frituras, doces e carnes processadas.
Lembre-se, apenas porque um alimento é rico em colesterol não significa que ele não é saudável .
Esse artigo é apenas informativo, baseado nas fontes citadas e não deseja substituir a consulta ou conselho médico. Não suspenda sua medicação sem informar seu médico.
8 respostas