O que é uma gordura saturada?

As gorduras saturadas são feitas com moléculas de hidrogênio e contêm apenas ligações simples entre as moléculas de carbono. Agora, as gorduras insaturadas têm pelo menos uma ligação dupla entre as moléculas de carbono.

Todas as gorduras são compostas por moléculas chamadas ácidos graxos, que são cadeias de átomos de carbono. Os diferentes tipos de ácidos graxos saturados podem ser distinguidos pelo comprimento de suas cadeias de carbono.

Os principais alimentos com gordura saturada são: carne com gordura, banha, sebo, queijo, manteiga , óleo de coco, óleo de palma e manteiga de cacau.

Basicamente as gorduras saturadas são encontradas nos alimentos de origem animal como leite, queijo e carne, bem como em óleos de coco e óleo de palma.

As gorduras saturadas são conhecidas como gorduras “ruins” e são comparadas as gorduras trans. Que são um tipo de gordura que causa vários problemas de saúde.

Porque a gordura saturada faz mal?

Um dos principais motivos que os médicos recomendam a redução no consumo de gorduras saturadas é que ela aumenta o colesterol ruim ( LHD ). E como sabemos isso é causador de doenças cardíacas.

Porque a gordura saturada faz mal?
Alimentos que Aumentam o Colesterol

Vários estudos mostraram que o consumo de gordura saturada, aumenta o risco de doenças cardíacas e aumenta o colesterol ruim. E quanto maior o nível de colesterol ruim, maior o risco de problemas sérios, como ataque cardíaco e derrame cerebral.

Foi comprovado que o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, aumenta o colesterol ruim e baixa o colesterol bom ( HDL ). (12)

O colesterol bom ( HDL ) protege o coração, e ter níveis baixos desse colesterol aumenta o risco de doenças do coração. (34)

Leia também: Alimentos que aumentam o colesterol bom

Os efeitos da gordura saturada no risco de doenças cardíacas é o assunto mais estudado e pesquisado. Mas atualmente o consumo de gordura saturada também outros malefícios, como aumento da inflamação crônica e declínio mental. (5 ,6)

Toda gordura saturada faz mal?

Toda gordura saturada faz mal?
O abacate tem gordura saturada mas não faz mal

Bem, nesse aspecto, nem todas. Já se sabe muito que vários alimentos ricos em gorduras saturadas não fazem mal, e ao contrário tem vários benefícios, não só para quem tem colesterol alto, mas também diabetes. O diabetes e o colesterol alto andam de mãos juntas; na maioria dos casos.

10 Alimentos que são ricos em gordura saturada e não fazem mal

  1. Abacate
  2. Queijo
  3. Chocolate amargo ( 80% de cacau )
  4. Ovos
  5. Peixes como: salmão, truta, cavala, sardinha e arenque.
  6. Nozes
  7. Semente de chia
  8. Azeite extra virgem
  9. Coco e óleo de  coco
  10. Iogurte integral ou grego

Mesmo que as pesquisas mostrem que comer alimentos ricos em gorduras saturadas fazem mal, isso não vale para todos os alimentos que contém gorduras saturadas.

Por exemplo, comer alimentos como: sanduiches, frituras, salgadinhos, biscoitos, alimentos processados e industrializados, certamente terá maior impacto no seu nível de colesterol ruim, do que comer alimentos ricos em gorduras saturadas boas, como os mostrados acima.

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Conclusão:

A gordura saturada são vistas como prejudiciais há muito tempo, mas atualmente a pesquisa mostra que nem todo alimento rico em gordura saturada é vilão.

No entanto, sabe-se que uma dieta rica em alimentos integrais e naturais, ajuda a baixar o colesterol, glicose no sangue e faz bem para sua saúde geral.

Então quando for na churrascaria, ou fizer um churrasquinho em casa, lembre-se de tirar a gordurinha da picanha. 

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