O que é colesterol total, LDL, HDL E VLDL
O colesterol é uma substância semelhante à gordura, cerosa, encontrada em todas as células do corpo. Seu corpo precisa de colesterol para produzir hormônios, vitamina D e substâncias que ajudam a digerir os alimentos. Seu corpo produz todo o colesterol necessário. O colesterol também é encontrado em alimentos de fontes animais, como gemas de ovos, carne e queijo.
Se você tiver muito colesterol no sangue, ele pode se combinar com outras substâncias no sangue e formar as placas. A placa “gruda” nas paredes das suas artérias. Esse acúmulo de placa é conhecido como aterosclerose . Pode causar doença arterial coronariana , onde suas artérias coronárias ficam estreitas ou até mesmo bloqueadas.
Índice:
- O que é colesterol total?
- O que é colesterol HDL, LDL e VLDL?
- O que causa colesterol alto?
- O que pode aumentar meu risco de colesterol alto?
- O que o colesterol alto pode causar?
- Como é diagnosticado o colesterol alto?
- Como baixar o colesterol
- Perguntas e respostas sobre o colesterol
O que é colesterol total?
O seu colesterol total é a quantidade total de colesterol encontrada no seu sangue. Isso consiste de:
- Lipoproteínas de baixa densidade (LDL)
- Lipoproteínas de alta densidade (HDL)
- Triglicerídeos
O que é colesterol HDL, LDL e VLDL?
HDL, LDL e VLDL são lipoproteínas. Eles são uma combinação de gordura (lipídio) e proteína. Os lipídios precisam ser ligados às proteínas para que possam se mover pelo sangue. Diferentes tipos de lipoproteínas têm finalidades diferentes:
- HDL significa lipoproteína de alta densidade. Às vezes, é chamado de colesterol “bom” porque leva o colesterol de outras partes do corpo de volta ao fígado. Seu fígado então remove o colesterol do seu corpo.
- LDL significa lipoproteína de baixa densidade. Às vezes, é chamado de colesterol “ruim” porque um alto nível de LDL leva ao acúmulo de placa nas artérias.
- VLDL significa lipoproteína de densidade muito baixa . Algumas pessoas também chamam o VLDL de colesterol “ruim” porque também contribui para o acúmulo de placa nas artérias. Mas VLDL e LDL são diferentes; VLDL carrega principalmente os triglicerídeos e LDL carrega principalmente colesterol.
O que causa colesterol alto?
O colesterol alto é uma preocupação extremamente comum em todo o mundo. Provavelmente, você já leu sobre o colesterol e sabe que ele está associado a doenças cardíacas ou outras doenças. Talvez um parente ou amigo tenha falado com você sobre o colesterol alto.
A causa mais comum do colesterol alto é seu estilo de vida. Isso pode incluir
- Hábitos alimentares pouco saudáveis, como comer muitas gorduras ruins. Um tipo, a gordura saturada, é encontrado em algumas carnes, laticínios, chocolate, produtos de padaria e alimentos processados e fritos. Outro tipo, a gordura trans, que está presente em alguns alimentos fritos e processados. Comer essas gorduras pode aumentar o colesterol LDL (ruim).
- Falta de atividade física, o sedentarismo e a falta de exercício físico reduz o colesterol HDL (bom).
- Fumar, também reduz o colesterol HDL (bom), especialmente nas mulheres. Também aumenta o seu colesterol LDL (ruim).
- Alguns distúrbios – como doença arterial coronariana , aterosclerose , diabetes e hipertensão – estão relacionados ao colesterol alto. O colesterol alto pode piorar muitas dessas outras doenças, por isso é importante manter os níveis sob controle. Muitas vezes, os médicos prescrevem remédios para baixar o colesterol. As estatinas atuam junto com outros medicamentos para ajudar a baixar o colesterol.
- A genética também pode causar colesterol alto. Por exemplo, a hipercolesterolemia familiar (HF) é uma forma hereditária de colesterol alto. Outras doenças e certos medicamentos também podem causar colesterol alto.
O colesterol dos alimentos não é igual ao colesterol do sangue. Para a maioria das pessoas, o colesterol dos alimentos tem um efeito grave sobre os níveis de colesterol no sangue.
No entanto, cerca de 30% das pessoas são “reativas”, cujos níveis de colesterol no sangue podem aumentar se comer alimentos ricos em colesterol.
Essas pessoas devem evitar alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, como óleo, carnes gordurosas, laticínios integrais, e outros alimentos.
O que pode aumentar meu risco de colesterol alto?
Uma variedade de coisas pode aumentar o risco de você ter colesterol alto:
- Idade. Seu colesterol tende a subir à medida que você envelhece. Embora seja menos comum, as pessoas mais jovens, incluindo crianças e adolescentes , também podem ter colesterol alto.
- Hereditariedade. O colesterol alto no sangue pode ocorrer em determinadas famílias.
- Peso. Estar acima do peso ou ter obesidade aumenta o seu nível de colesterol.
- Raça. Certas raças podem ter um risco maior de ter colesterol alto. Por exemplo, os afro-americanos geralmente têm níveis mais altos de colesterol HDL e LDL do que os brancos.
- Alimentação: O colesterol alto pode ser o resultado do aumento de gordura na dieta e da redução da capacidade natural do corpo de processar e remover o colesterol.
O que o colesterol alto pode causar?
Pense nas moléculas de colesterol como carros na estrada, empurrando através das artérias para chegar ao seu destino. Quando há muitos carros, há muito congestionamento e o fluxo natural do tráfego fica mais lento. Da mesma forma, em nossas artérias, quando as moléculas de colesterol se acumulam nas artérias, o fluxo sanguíneo é afetado.
Se você tiver grandes depósitos de placa nas artérias, então uma placa poderá se romper (se abrir). Isso pode causar a formação de um coágulo de sangue na superfície da placa. Se o coágulo se tornar grande o suficiente, ele pode bloquear total ou completamente o fluxo sanguíneo em uma artéria coronária.
Se o fluxo de sangue que leva oxigênio para o músculo cardíaco for reduzido ou bloqueado, pode causar angina (dor no peito) ou um ataque cardíaco .
A placa também pode se acumular em outras artérias do corpo, incluindo as artérias que trazem sangue com oxigênio para o cérebro e os membros. Isso pode levar a problemas como doença da artéria carótida , acidente vascular cerebral e doença arterial periférica .
Como é diagnosticado o colesterol alto?
Geralmente não há sinais ou sintomas de colesterol alto. Há um exame de sangue para medir seu nível de colesterol. Quando e com que frequência você deve fazer esse teste depende da sua idade, fatores de risco e histórico familiar. As recomendações gerais são:
Para pessoas com 19 anos ou menos:
O primeiro teste deve ser feito entre os 9 e 11 anos de idade
As crianças devem fazer o teste novamente a cada 5 anos
Algumas crianças podem fazer esse teste a partir dos 2 anos de idade, se houver histórico familiar de colesterol alto, ataque cardíaco ou derrame.
Para pessoas com 20 anos ou mais:
Adultos mais jovens devem fazer o teste a cada 5 anos
Homens de 45 a 65 anos e mulheres de 55 a 65 anos devem fazer a cada 1 a 2 anos
Como baixar colesterol?
Você pode diminuir seu colesterol através de mudanças no estilo de vida, e alimentação que seja saudável para o seu coração. Isso inclui uma dieta saudável para o coração , controle do seu peso e atividade física diária.
Se o estilo de vida mudar por si só, não diminui o colesterol , em alguns casos você também pode precisar tomar medicamentos. Existem vários tipos de medicamentos para baixar o colesterol disponíveis, incluindo as estatinas. Mas as estatinas tem efeitos colaterais, por isso a melhor forma de baixar o colesterol é com controle da alimentação. Se você toma remédios para baixar o colesterol, ainda assim deve continuar com alimentação saudável.
Algumas pessoas com hipercolesterolemia familiar (HF) podem receber um tratamento chamado aférese das lipoproteínas. Este tratamento usa uma máquina de filtragem para remover o colesterol LDL do sangue. Então a máquina devolve o restante do sangue para a pessoa.
Para reduzir o colesterol, evite a carne vermelha e coma mais peixes e aves magra.
Como preparar carnes para ajudar a baixar o colesterol
- Corte toda a gordura das carnes e remova toda a pele das aves antes de cozinhar.
- Grelhe ou leve ao forno, não frite os alimentos.
- Escorra a gordura de todas as carnes antes de servir.
- Evite carnes processadas, como cachorros-quentes ou frios, mesmo aqueles rotulados de ” pouca gordura” pois muitos ainda são ricos em gorduras saturadas e calorias.
- Peixes oleosos como salmão ou truta são ricos em ácidos graxos ômega-3, que podem reduzir os níveis de triglicerídeos e melhorar os níveis de colesterol HDL (“bom”).
- As proteínas de soja também podem ter um efeito benéfico e ajudar a reduzir o colesterol LDL (“ruim”) e os triglicerídeos, enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL.
Dicas para baixar o colesterol
Quando você tem colesterol alto, mudar sua alimentação e estilo de vida ajuda a baixar o colesterol.
Foi demonstrado que a redução do colesterol diminui o risco de doenças cardíacas. Mesmo se você estiver tomando remédios para baixar o colesterol, a dieta e os exercícios melhoram a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. As dicas a seguir incluem maneiras simples de baixar o colesterol.
- Controle o quanto você come : Comer refeições grandes não só aumenta o peso, mas também o colesterol alto. Uma maneira fácil de controlar as porções de uma refeição é usar a mão como uma medida das porções. Um punhado tem o tamanho aproximado de uma porção de comida.
- Escolha melhor seus alimentos: Quando se trata de frutas e vegetais, coma a vontade! Várias porções ao longo do dia podem ajudar a baixar o colesterol LDL “ruim”. Além disso, esses alimentos possuem antioxidantes que tem muitos benefícios. Comer mais vegetais e frutas evita que você coma mais alimentos ricos em gordura. Isso também pode diminuir sua pressão arterial e perder peso.
- Coma mais peixes e menos carnes vermelhas: Comer peixe é muito saudável para o coração, porque muitos peixes são ricos em ácidos graxos ômega-3 e pobres em gordura saturada. São os ácidos graxos ômega-3 que ajudam a baixar os níveis de triglicerídeos no sangue. Prefira os peixes gordurosos, que têm mais ômega-3, como atum, sardinha e salmão. Mas nunca coma peixe frito, sempre assado ou cozido. Alimentos fritos ou empanados reduzem os benefícios dos alimentos.
- Coma aveia e granola: A aveia e os cereais integrais têm fibras e carboidratos complexos que o ajudam a se sentir mais saciado por mais tempo, portanto, você vai comer menos no final do dia. Tomar um mingau de aveia no café da manhã ou a noite antes de dormir ajuda a baixar o colesterol LDL “ruim” e também a controlar seu peso.
- Coma mais nozes e castanhas: As nozes ajudam a baixar o colesterol porque são ricas em gordura monoinsaturada. Este tipo de gordura baixa o colesterol “ruim” LDL, e aumenta o colesterol “bom” HDL. Isso pode diminuir o risco de doenças cardíacas. No entanto, coma apenas um punhado, porque as nozes são ricas em calorias. Evite as com coberturas de açúcar e chocolate.
- Reduza os carboidratos refinados: Os carboidratos são importantes para a produção de energia do corpo. No entanto, também existem diferenças nos tipos de carboidratos. Alimentos integrais como feijão, quinoa, macarrão de trigo integral e arroz integral são ricos em fibras que podem ajudar a baixar o colesterol. Os grãos integrais também fazem você se sentir saciado por mais tempo. Os alimentos com carboidratos do tipo: arroz branco, pão branco e batatas aumentam a glicose no sangue rapidamente. Isso pode fazer com que você sinta fome mais rápido, fazendo você comer demais.
- Pratique alguma atividade física: Caminhar é fácil, saudável e um bom par de tênis é seu unico equipamento. Caminhar também reduz o risco de derrame e doenças cardíacas, além disso ajuda a perder peso, melhora seu equilíbrio e os ossos mais fortes. Caminhadas curtas são muito melhores do que nenhuma caminhada, então não tenha medo de começar com pequenas caminhadas. Gradualmente faça caminhadas mais longas à medida que seu corpo se adapta.
- Evite o estresse: O estresse pode aumentar o colesterol rapidamente. Também aumenta a pressão arterial, o que pode causar doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos. A redução do estresse pode ser divertido. Faça uma pausa em suas rotinas habituais de vida diária. Métodos simples e eficazes para reduzir o estresse são exercícios físicos. meditação, massagem e relaxamento.
- Perca peso: Perder peso reduz a pressão arterial, o colesterol e os triglicerídeos e diminui o risco de derrame e doenças cardíacas. O peso ideal coloca menos estresse no coração. Também reduz a pressão sobre as articulações e ligamentos dos joelhos.
Remédios para Baixar Colesterol
As principais classes de remédios para baixar o colesterol são:
- Estatinas
- Fibratos
- Sequestrantes de ácidos biliares
- Ácido nicotínico (vitamina B3 ou niacina)
- Inibidores da absorção de colesterol
- Combinação de fármacos
- Ácido ômega 3
Perguntas e respostas sobre o colesterol
Entender o colesterol pode ser confuso! Veremos algumas perguntas e respostas sobre o colesterol alto.
O que significam os valores do colesterol? Os alimentos aumentam o colesterol?
Todo o colesterol é ruim?.
Alguns tipos de colesterol são essenciais para uma boa saúde. Seu corpo precisa de colesterol para realizar tarefas importantes, como a produção de hormônios e a formação de células. O colesterol viaja pelo sangue em proteínas chamadas lipoproteínas . Dois tipos de lipoproteínas transportam colesterol por todo o corpo:
O LDL (lipoproteína de baixa densidade) , às vezes chamado de colesterol “ruim” , constitui a maior parte do colesterol do seu corpo. Altos níveis de colesterol LDL aumentam o risco de doenças cardíacas e derrames .
HDL (lipoproteína de alta densidade), ou colesterol “bom” , transporta o colesterol de volta para o fígado. O fígado então o libera do corpo. Níveis elevados de colesterol HDL podem reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.
Quando seu corpo tem colesterol LDL alto, ele pode se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos. Esse acúmulo é chamado de placa . À medida que seus vasos sanguíneos formam placas com o tempo, seu interior se estreita. Esse estreitamento pode restringir e, eventualmente, bloquear o fluxo sanguíneo de e para o coração e outros órgãos. Quando o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado, pode causar angina (dor no peito) ou um ataque cardíaco .
Quais os sintomas do colesterol alto
O colesterol alto geralmente não apresenta sinais ou sintomas. Você pode não saber que tem colesterol alto até que seja tarde demais – quando você tem um ataque cardíaco ou derrame. É por isso que é tão importante medir seus níveis de colesterol pelo menos a cada 5 anos.
Ocasionalmente, algumas pessoas desenvolvem “pontos” amarelados na pele chamados xantomas , que são depósitos de colesterol. Pessoas com xantomas podem ter níveis altos de colesterol.
Comer alimentos ricos em colesterol não aumenta o colesterol?
Pode ser complicado. Sabemos que os alimentos ricos em colesterol geralmente também contêm muita gordura saturada. As gorduras saturadas podem aumentar os níveis de colesterol, por isso é melhor escolher alimentos com baixo teor de gorduras saturadas. Alimentos feitos de animais, incluindo carne vermelha, manteiga e queijo, têm muitas gorduras saturadas.
Em vez disso, tente comer alimentos ricos em fibras, como aveia e feijão, e gorduras insaturadas saudáveis, como abacate, azeite de oliva e nozes.
O que fazer para baixar o colesterol?
Você pode fazer muitas coisas para baixar o colesterol!
Faça o exame pelo menos a cada 5 anos (a menos que seu médico diga o contrário).
Evite os alimentos ricos em gorduras saturadas. Escolha alimentos naturalmente ricos em fibras e gorduras insaturadas.
Pratique atividade física todos os dias. Os médicos recomendam que os adultos façam de 30 a 60 minutos de atividade física moderada por dia.
Não fume nem use produtos de tabaco. Fumar danifica os vasos sanguíneos, acelera o endurecimento das artérias e aumenta muito o risco de doenças cardíacas. Se você não fuma, não comece. Se você fuma, parar de fumar diminuirá o risco de doenças cardíacas. Saiba mais como parar de fumar aqui.
Não preciso tomar remédios para baixar o colesterol?
Posso baixar o colesterol apenas com dieta e exercícios.
É possível baixar o colesterol com alimentação saudável e praticando atividade física, algumas pessoas também podem precisar tomar medicamentos chamados estatinas para baixar o colesterol. Outros medicamentos além das estatinas podem ser necessários para ajudar a baixar o colesterol.
Pessoas que podem precisar tomar estatinas ou outros medicamentos para controlar o colesterol são:
- Pessoas com hipercolesterolemia familiar (FH) ou pessoas com níveis muito elevados de colesterol “ruim”. FH é uma doença genética que causa níveis muito altos de colesterol LDL (“ruim”) desde a infância. Se não for tratado, os níveis de colesterol continuarão a piorar. Isso aumenta muito o risco de doenças cardíacas, ataque cardíaco e derrame em uma idade jovem.
- Pessoas com doenças cardiovasculares (DCV). Pessoas com DCV podem já ter estreitamento das artérias devido ao excesso de placa. Os medicamentos que reduzem o colesterol podem ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
- Pessoas com diabetes. O diabetes tipo 2 reduz os níveis de colesterol “bom” e aumenta os níveis de colesterol “ruim”. Essa combinação aumenta o risco de doenças cardíacas e derrame.
- Outros grupos de pessoas também podem precisar de medicamentos para controlar o colesterol, incluindo pessoas com alto risco de DCV. Sempre converse com seu médico sobre as melhores maneiras de controlar o colesterol.
Fontes:
- 5 Tips: What You Should Know About High Blood Cholesterol
(National Center for Complementary and Integrative Health)
- Control Your Cholesterol: Protect Yourself from Heart Attack and Stroke (National Institutes of Health)Also in Spanish
- High Blood Cholesterol
(National Heart, Lung, and Blood Institute)Also in Spanish
LEIA TAMBÉM:
- Qual a melhor fruta para baixar o colesterol?
- O que Causa o Aumento do Colesterol LDL?
- Colesterol Alto Genético
- O que é Fibra Solúvel?
- Como Baixar Colesterol e Triglicerídeos?
11 respostas