O que é colesterol total, LDL, HDL E VLDL

O colesterol é uma substância semelhante à gordura, cerosa, encontrada em todas as células do corpo. Seu corpo precisa de colesterol para produzir hormônios, vitamina D e substâncias que ajudam a digerir os alimentos. Seu corpo produz todo o colesterol necessário. O colesterol também é encontrado em alimentos de fontes animais, como gemas de ovos, carne e queijo.

Se você tiver muito colesterol no sangue, ele pode se combinar com outras substâncias no sangue e formar as placas. A placa “gruda” nas paredes das suas artérias. Esse acúmulo de placa é conhecido como aterosclerose . Pode causar doença arterial coronariana , onde suas artérias coronárias ficam estreitas ou até mesmo bloqueadas.

Índice:

  1. O que é colesterol total?
  2. O que é colesterol HDL, LDL e VLDL?
  3. O que causa colesterol alto?
  4. O que pode aumentar meu risco de colesterol alto?
  5. O que o colesterol alto pode causar?
  6. Como é diagnosticado o colesterol alto?
  7. Como baixar o colesterol
  8. Perguntas e respostas sobre o colesterol

O que é colesterol total?

O seu colesterol total é a quantidade total de colesterol encontrada no seu sangue. Isso consiste de:

O que é colesterol HDL, LDL e VLDL?

HDL, LDL e VLDL são lipoproteínas. Eles são uma combinação de gordura (lipídio) e proteína. Os lipídios precisam ser ligados às proteínas para que possam se mover pelo sangue. Diferentes tipos de lipoproteínas têm finalidades diferentes:

O que causa colesterol alto?

O colesterol alto é uma preocupação extremamente comum em todo o mundo. Provavelmente, você já leu sobre o colesterol e sabe que ele está associado a doenças cardíacas ou outras doenças. Talvez um parente ou amigo tenha falado com você sobre o colesterol alto.

O que causa colesterol alto
Alimentos ricos em colesterol são gorduras saturadas, carnes e laticínios

A causa mais comum do colesterol alto é seu estilo de vida. Isso pode incluir

O colesterol dos alimentos não é igual ao colesterol do sangue. Para a maioria das pessoas, o colesterol dos alimentos tem um efeito grave sobre os níveis de colesterol no sangue.

No entanto, cerca de 30% das pessoas são “reativas”, cujos níveis de colesterol no sangue podem aumentar se comer alimentos ricos em colesterol.

Essas pessoas devem evitar alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, como óleo, carnes gordurosas, laticínios integrais, e outros alimentos.

O que pode aumentar meu risco de colesterol alto?

Uma variedade de coisas pode aumentar o risco de você ter colesterol alto:

O que o colesterol alto pode causar?

Pense nas moléculas de colesterol como carros na estrada, empurrando através das artérias para chegar ao seu destino. Quando há muitos carros, há muito congestionamento e o fluxo natural do tráfego fica mais lento. Da mesma forma, em nossas artérias, quando as moléculas de colesterol se acumulam nas artérias, o fluxo sanguíneo é afetado.

O que é colesterol
O colesterol alto pode causar entupimento das artérias

Se você tiver grandes depósitos de placa nas artérias, então uma placa poderá se romper (se abrir). Isso pode causar a formação de um coágulo de sangue na superfície da placa. Se o coágulo se tornar grande o suficiente, ele pode bloquear total ou completamente o fluxo sanguíneo em uma artéria coronária.

Se o fluxo de sangue que leva oxigênio para o músculo cardíaco for reduzido ou bloqueado, pode causar angina (dor no peito) ou um ataque cardíaco .

A placa também pode se acumular em outras artérias do corpo, incluindo as artérias que trazem sangue com oxigênio para o cérebro e os membros. Isso pode levar a problemas como doença da artéria carótida , acidente vascular cerebral e doença arterial periférica .

Como é diagnosticado o colesterol alto?

Geralmente não há sinais ou sintomas de colesterol alto. Há um exame de sangue para medir seu nível de colesterol. Quando e com que frequência você deve fazer esse teste depende da sua idade, fatores de risco e histórico familiar. As recomendações gerais são:

Para pessoas com 19 anos ou menos:

O primeiro teste deve ser feito entre os 9 e 11 anos de idade
As crianças devem fazer o teste novamente a cada 5 anos
Algumas crianças podem fazer esse teste a partir dos 2 anos de idade, se houver histórico familiar de colesterol alto, ataque cardíaco ou derrame.

Para pessoas com 20 anos ou mais:

Adultos mais jovens devem fazer o teste a cada 5 anos
Homens de 45 a 65 anos e mulheres de 55 a 65 anos devem fazer a cada 1 a 2 anos

Como baixar colesterol?

50 alimentos para baixar o colesterol
50 alimentos para baixar o colesterol

Você pode diminuir seu colesterol através de mudanças no estilo de vida, e alimentação que seja saudável para o seu coração. Isso inclui uma dieta saudável para o coração , controle do seu peso e atividade física diária.

Se o estilo de vida mudar por si só, não diminui o colesterol , em alguns casos você também pode precisar tomar medicamentos. Existem vários tipos de medicamentos para baixar o colesterol disponíveis, incluindo as estatinas. Mas as estatinas tem efeitos colaterais, por isso a melhor forma de baixar o colesterol é com controle da alimentação.  Se você toma remédios para baixar o colesterol, ainda assim deve continuar com alimentação saudável.

Algumas pessoas com hipercolesterolemia familiar (HF) podem receber um tratamento chamado aférese das lipoproteínas. Este tratamento usa uma máquina de filtragem para remover o colesterol LDL do sangue. Então a máquina devolve o restante do sangue para a pessoa.

Para reduzir o colesterol, evite a carne vermelha e coma mais peixes e aves magra.

Como preparar carnes para ajudar a baixar o colesterol

Dicas para baixar o colesterol

Quando você tem colesterol alto, mudar sua alimentação e estilo de vida ajuda a baixar o colesterol.

Foi demonstrado que a redução do colesterol diminui o risco de doenças cardíacas. Mesmo se você estiver tomando remédios para baixar o colesterol, a dieta e os exercícios melhoram a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. As dicas a seguir incluem maneiras simples de baixar o colesterol.

  1. Controle o quanto você come : Comer refeições grandes não só aumenta o peso, mas também o colesterol alto. Uma maneira fácil de controlar as porções de uma refeição é usar a mão como uma medida das porções. Um punhado tem o tamanho aproximado de uma porção de comida.
  2. Escolha melhor seus alimentos: Quando se trata de frutas e vegetais, coma a vontade! Várias porções ao longo do dia podem ajudar a baixar o colesterol LDL “ruim”. Além disso, esses alimentos possuem antioxidantes que tem muitos benefícios. Comer mais vegetais e frutas evita que você coma mais alimentos ricos em gordura. Isso também pode diminuir sua pressão arterial e perder peso.
  3. Coma mais peixes e menos carnes vermelhas: Comer peixe é muito saudável para o coração, porque muitos peixes são ricos em ácidos graxos ômega-3 ​​e pobres em gordura saturada. São os ácidos graxos ômega-3 que ajudam a baixar os níveis de triglicerídeos no sangue. Prefira os peixes gordurosos, que têm mais ômega-3, como atum, sardinha e salmão. Mas nunca coma peixe frito, sempre assado ou cozido. Alimentos fritos ou empanados reduzem os benefícios dos alimentos.
  4. Coma aveia e granola: A aveia e os cereais integrais têm fibras e carboidratos complexos que o ajudam a se sentir mais saciado por mais tempo, portanto, você vai comer menos no final do dia. Tomar um mingau de aveia no café da manhã ou a noite antes de dormir ajuda a baixar o colesterol LDL “ruim” e também a controlar seu peso.
  5. Coma mais nozes e castanhas: As nozes ajudam a baixar o colesterol porque são ricas em gordura monoinsaturada. Este tipo de gordura baixa o colesterol “ruim” LDL, e aumenta o colesterol “bom” HDL. Isso pode diminuir o risco de doenças cardíacas. No entanto, coma apenas um punhado, porque as nozes são ricas em calorias. Evite as com coberturas de açúcar e chocolate.
  6. Reduza os carboidratos refinados: Os carboidratos são importantes para a produção de energia do corpo. No entanto, também existem diferenças nos tipos de carboidratos. Alimentos integrais como feijão, quinoa, macarrão de trigo integral e arroz integral são ricos em fibras que podem ajudar a baixar o colesterol. Os grãos integrais também fazem você se sentir saciado por mais tempo. Os alimentos com carboidratos do tipo: arroz branco, pão branco e batatas aumentam a glicose no sangue rapidamente. Isso pode fazer com que você sinta fome mais rápido, fazendo você comer demais.
  7. Pratique alguma atividade física: Caminhar é fácil, saudável e um bom par de tênis é seu unico equipamento. Caminhar também reduz o risco de derrame e doenças cardíacas, além disso ajuda a perder peso, melhora seu equilíbrio e os ossos mais fortes. Caminhadas curtas são muito melhores do que nenhuma caminhada, então não tenha medo de começar com pequenas caminhadas. Gradualmente faça caminhadas mais longas à medida que seu corpo se adapta.
  8. Evite o estresse: O estresse pode aumentar o colesterol rapidamente. Também aumenta a pressão arterial, o que pode causar doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos. A redução do estresse pode ser divertido. Faça uma pausa em suas rotinas habituais de vida diária. Métodos simples e eficazes para reduzir o estresse são exercícios físicos. meditação, massagem e relaxamento.
  9. Perca peso: Perder peso reduz a pressão arterial, o colesterol e os triglicerídeos e diminui o risco de derrame e doenças cardíacas. O peso ideal coloca menos estresse no coração. Também reduz a pressão sobre as articulações e ligamentos dos joelhos.

Remédios para Baixar Colesterol

As principais classes de remédios para baixar o colesterol são:

Perguntas e respostas sobre o colesterol

Entender o colesterol pode ser confuso! Veremos algumas perguntas e respostas sobre o colesterol alto.

O que significam os valores do colesterol? Os alimentos aumentam o colesterol?

Todo o colesterol é ruim?.

Alguns tipos de colesterol são essenciais para uma boa saúde. Seu corpo precisa de colesterol para realizar tarefas importantes, como a produção de hormônios e a formação de células. O colesterol viaja pelo sangue em proteínas chamadas lipoproteínas . Dois tipos de lipoproteínas transportam colesterol por todo o corpo:

O LDL (lipoproteína de baixa densidade) , às vezes chamado de colesterol “ruim” , constitui a maior parte do colesterol do seu corpo. Altos níveis de colesterol LDL aumentam o risco de doenças cardíacas e derrames .
HDL (lipoproteína de alta densidade), ou colesterol “bom” , transporta o colesterol de volta para o fígado. O fígado então o libera do corpo. Níveis elevados de colesterol HDL podem reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.
Quando seu corpo tem colesterol LDL alto, ele pode se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos. Esse acúmulo é chamado de placa . À medida que seus vasos sanguíneos formam placas com o tempo, seu interior se estreita. Esse estreitamento pode restringir e, eventualmente, bloquear o fluxo sanguíneo de e para o coração e outros órgãos. Quando o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado, pode causar angina (dor no peito) ou um ataque cardíaco .

Quais os sintomas do colesterol alto

O colesterol alto geralmente não apresenta sinais ou sintomas. Você pode não saber que tem colesterol alto até que seja tarde demais – quando você tem um ataque cardíaco ou derrame. É por isso que é tão importante medir seus níveis de colesterol pelo menos a cada 5 anos.

Ocasionalmente, algumas pessoas desenvolvem “pontos” amarelados na pele chamados xantomas , que são depósitos de colesterol. Pessoas com xantomas podem ter níveis altos de colesterol.

Comer alimentos ricos em colesterol não aumenta o colesterol?

Pode ser complicado. Sabemos que os alimentos ricos em colesterol geralmente também contêm muita gordura saturada. As gorduras saturadas podem aumentar os níveis de colesterol, por isso é melhor escolher alimentos com baixo teor de gorduras saturadas. Alimentos feitos de animais, incluindo carne vermelha, manteiga e queijo, têm muitas gorduras saturadas.

Em vez disso, tente comer alimentos ricos em fibras, como aveia e feijão, e gorduras insaturadas saudáveis, como abacate, azeite de oliva e nozes. 

O que fazer para baixar o colesterol?

Você pode fazer muitas coisas para baixar o colesterol!

Faça o exame pelo menos a cada 5 anos (a menos que seu médico diga o contrário). 
Evite os alimentos ricos em gorduras saturadas. Escolha alimentos naturalmente ricos em fibras e gorduras insaturadas. 
Pratique atividade física todos os dias. Os médicos recomendam que os adultos façam de 30 a 60 minutos de atividade física moderada por dia. 
Não fume nem use produtos de tabaco. Fumar danifica os vasos sanguíneos, acelera o endurecimento das artérias e aumenta muito o risco de doenças cardíacas. Se você não fuma, não comece. Se você fuma, parar de fumar diminuirá o risco de doenças cardíacas. Saiba mais como parar de fumar aqui.

Não preciso tomar remédios para baixar o colesterol?

Posso baixar o colesterol apenas com dieta e exercícios.

É possível baixar o colesterol com alimentação saudável ​​e praticando atividade física, algumas pessoas também podem precisar tomar medicamentos chamados estatinas para baixar o colesterol. Outros medicamentos além das estatinas podem ser necessários para ajudar a baixar o colesterol.

Pessoas que podem precisar tomar estatinas ou outros medicamentos para controlar o colesterol são:

Fontes:

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