O que fazer para baixar o colesterol e triglicerídeos?

Este artigo mostra como baixar o colesterol e triglicerídeos naturalmente e como eles afetam sua saúde.

Os triglicerídeos ou triglicérides, são um tipo de lipídio (ou lipídeos), que é uma gordura, que seu corpo produz para armazenar calorias e gerar energia. O colesterol é outro lípido  que circula no sangue. O colesterol tem funções essenciais no corpo para construir novas células e produzir hormônios. Os sintomas de colesterol alto e triglicérides só são percebidos quando os níveis estão muito acima do normal e por muito tempo.

Tanto os triglicerídeos quanto o colesterol são essenciais para sua saúde, mas ter colesterol e triglicerídeos altos colocam sua saúde em risco. Ter um estilo de vida saudável ajuda a manter os níveis de colesterol e triglicerídeos normais.

O que o colesterol e triglicerídeos altos causa?

O que o colesterol e triglicerídeos altos causa?

Os níveis elevados de lípidos ( colesterol e triglicerídeos) podem aumentar o risco de desenvolvimento de placas de gordura nas artérias ou espessamento das paredes das artérias ( aterosclerose ).

Além disso, ter colesterol e triglicerídeos altos causa:

Leia também: O que causa colesterol e triglicerídeos altos

Como baixar os triglicerídeos e o colesterol naturalmente

Como baixar os triglicerídeos e o colesterol naturalmente

Sua genética, dieta e estilo de vida afetam seus níveis de triglicerídeos e colesterol.

Algumas pessoas produzem naturalmente mais triglicerídeos e colesterol do que outras. Isso se baseia em sua genética e histórico familiar. Ainda assim, esses fatores são apenas uma parte dos seus níveis de lipídios, e as mudanças no seu estilo de vida e a alimentação são uma das melhores maneiras de baixar o colesterol e triglicérides.

Mudanças no seu estilo de vida

Algumas mudanças no seu estilo de vida podem ajudar muito a baixar o colesterol e triglicerídeos:

  1. Parar de fumar: parar de fumar e evitar o fumo passivo pode ajudar a baixar seus níveis de lipídios.
  2. Exercício físico diário: A atividade física diárias por 30 minutos, 3 a 5 dias por semana, ajuda não só na sua saúde geral, mas também baixa os triglicérides e colesterol. Experimente caminhar mais, nadar, andar de bicicleta, praticar musculação, ou outro tipo de atividade que preferir. Aumente naturalmente sua atividade física, subindo escadas, ao invés de usar o elevador, estacione seu carro um pouco mais longe do seu trabalho, e faça uma breve caminhada durante a hora do almoço.
  3. Perca peso:  Mantenha seu peso ideal; estar acima do peso ou obeso está diretamente ligado a níveis mais altos de lipídios no sangue. As atividades físicas e a dieta, além de ajudar a perder peso, também ajuda a baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Dieta

Os tipos e a quantidade de alimentos que você come, certamente têm um impacto significativo nos níveis de colesterol e triglicérides. As dicas a seguir vão ajudar a baixar seus níveis de lipídios: 

  1. Controle a quantidade do que come: quando você ingere mais calorias do que o corpo necessita, essas calorias são armazenadas como gordura e aumentam os níveis de lipídios no sangue. Assim, o controle da quantidade e qualidade do que você come é fundamental para baixar o colesterol e triglicérides. Pare de comer quando se sentir satisfeito e evitar comer demais. Comer em pratos menores e comer mais devagar também ajuda que você coma demais.
  2. Evite o consumo em excesso de açúcar e alimentos ricos em carboidratos refinados: a alta ingestão de carboidratos e alimentos açucarados aumentam os níveis de triglicerídeos. Limite a frequência com que você come carboidratos processados, bebidas e café com açúcar, doces e sobremesas. 
  3. Corte as gorduras prejudiciais à sua saúde: evite alimentos ricos em gordura saturada, como carne vermelha e manteiga. O excesso de gordura saturada aumenta o risco de doenças cardíacas. Frequentemente, esses alimentos contêm ácidos graxos ômega-6 que podem aumentar a inflamação e o risco dessas doenças.
  4. Coma gorduras saudáveis ​​com moderação: as gorduras insaturadas e os ácidos graxos ômega-3 são gorduras saudáveis ​​para o coração. As gorduras insaturadas são encontradas nos peixes, azeitonas, nozes, sementes e abacates. Os ômega-3 têm efeitos anti-inflamatórios e podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas. Eles são encontrados em peixes gordurosos (salmão, cavala e sardinha), nozes e linhaça.
  5. Coma alimentos ricos em fibras: pesquisas mostram que a fibra solúvel pode ajudar a diminuir o colesterol LDL (conhecido como colesterol “ruim”), que tem maior probabilidade de formar placas nas artérias. A fibra solúvel é encontrada no feijão, aveia, cevada, frutas como: laranja, maçã, morango, ervilha e batata doce.
  6. Limite o consumo de álcool: o consumo excessivo de álcool, principalmente de cerveja, aumenta os níveis de triglicerídeos. Também é rico em calorias e açúcar, o que pode aumentar o peso e os níveis de lipídios. Se você tem triglicerídeos extremamente altos, evite o álcool completamente.

Leia também: Qual a diferença entre gordura saturada e insaturada

Quanto tempo leva para baixar o colesterol?

Seus colesterol pode baixar rapidamente em algumas semanas ou em alguns meses, depende da sua força de vontade, principalmente seguindo as dicas acima.

Se seus níveis de colesterol e triglicerídeos estiverem muito altos, seu médico pode prescrever medicamentos no início do tratamento. Isso pode ajudar a baixar o colesterol mais rapidamente. Quanto mais cedo você puder diminuir seus níveis de colesterol “ruim”, mais cedo poderá diminuir o risco de formação de placas de gordura.

Você também pode baixar o colesterol apenas com as mudanças no seu estilo de vida e com a dieta, isso pode levar apenas de três a seis meses para ver os resultados. 

Dieta para baixar colesterol e triglicerídeos

A dieta para baixar o colesterol e triglicerídeos, inclui o consumo diário de certos alimentos, como: vegetais, frutas, alimentos integrais e gorduras saudáveis; comer peixes, aves, feijão e ovos semanalmente; reduzir os laticínios e a carne vermelha.

O consumo de alimentos ricos em fibras, principalmente fibras solúveis, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos. A fibra também te mantém saciado por mais tempo e ajuda a manter o seu peso ideal.

Quanto tempo leva para baixar os triglicerídeos?

Dependendo do que está causando seus altos níveis de triglicérides, você pode baixá-los em apenas alguns dias. Uma noitada, bebendo ou comendo alimentos ricos em açúcar pode causar um aumento rápido nos seus níveis de triglicérides. Limitar a ingestão de álcool e açúcar pode trazer seus níveis de volta ao normal em alguns dias.

Se você tem triglicerídeos consistentemente altos, pode levar alguns meses para que voltem a ao normal. O tempo e a rapidez com que eles baixem depende das mudanças no seu estilo de vida, dieta e medicamentos que você está tomando.

Conclusão:

Seus níveis de colesterol e triglicerídeos são muito importantes na sua qualidade de saúde geral. A boa notícia é que você pode baixar o colesterol e triglicerídeos naturalmente. Você pode baixar seus níveis de lipídios com exercícios diários, parar de fumar, limitar ou evitar o consumo de álcool, açúcar, escolher gorduras saudáveis ​​e comer alimentos ricos em fibras solúveis.

Seu médico deve sempre pedir exames de sangue de rotina para monitorar seus níveis colesterol e triglicérides. Se você é homem, deve fazer exame de colesterol regularmente, a partir dos 35 anos ou menos. Se você é mulher, deve fazer o exame aos 45 anos ou menos. Convém fazer o exame de colesterol a cada cinco anos a partir dos 20 anos.

Leia também: Tudo Sobre Exame de Colesterol

Fontes:

  1. MedlinePlus. High blood cholesterol levels. Updated June 9, 2021.

  2. Surampudi P, Enkhmaa B, Anuurad E, Berglund L. Lipid lowering with soluble dietary fiberCurr Atheroscler Rep. 2016;18(12):75. doi:10.1007/s11883-016-0624-z

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