Quais são frutas que baixam o colesterol?

Vários alimentos aumentam o colesterol, principalmente o LDL ou colesterol ruim, mas também há outros que baixam o colesterol e junto deles estão as frutas. Veremos nesse artigo quais as 12 frutas que baixam o colesterol.

Os benefícios das frutas são inegáveis e podemos listar centenas deles, mas nosso foco nesse artigo são as frutas que baixam o colesterol. As frutas ricas em fibras reduzem a absorção do colesterol pelo corpo, e podem beneficiar mais as pessoas que tomam estatinas, que são remédios comuns para baixar o colesterol. ( 1 )

1- Abacate

Por serem ricos em fibras e gorduras insaturadas ( boas ​​para o coração ), o abacate pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e derrames. Os ensaios clínicos constataram consistentemente que comer abacate pode reduzir o colesterol LDL , e tem benefícios nos perfis de lipídios e lipoproteínas. (2) Extraído da polpa do abacate, o óleo de abacate tem muitos dos mesmos benefícios; é rico em gorduras monoinsaturadas que são saudáveis ​​para o coração, que podem ajudar a baixar a pressão alta e o colesterol.

2- Amora

Frutas que Baixam o Colesterol
Amora

Alguns estudos relacionaram o consumo regular de amoras com a diminuição da pressão arterial. Isso é graças ao seu efeito de aumento da circulação nos vasos sanguíneos (também conhecido como “vasodilatação”), que diminui o risco de aterosclerose.

3- Azeitona

A azeitona é muito rica em ácidos graxos monoinsaturados, o tipo de gordura que baixa o colesterol total. Os compostos das azeitonas também podem evitar o início do processo inflamatório – outro fator de risco que causa o colesterol alto.

4- Pistache

A pesquisa relacionou os pistácios ou pistache com o aumento do colesterol HDL ( bom ) e, ao mesmo tempo, com a redução do colesterol LDL (ruim ). Como são ricas em fibras e cheias de antioxidantes, eles também protegem as células do corpo do estresse oxidativo, o dano que permite o acúmulo de placas de gorduras nas artérias. ( 3 )

5- Cereja

A cereja é rica em antocianina, o que lhe dá a cor vermelho vibrante, é um tipo de fito nutriente com poderosos antioxidantes que previnem o envelhecimento e endurecimento das artérias.

6- Banana

A banana verde ou de vez é muito rica em amido resistente , que passa por seu intestino sem ser digerido. Além disso as bananas também são uma boa fonte de outros tipos de fibra, como a pectina. Parte da pectina da banana é solúvel em água. A banana baixa colesterol removendo-o do sistema digestivo, evitando que ele entre na corrente sanguínea e obstrua as suas artérias. 

7- Uva

Como outras frutas vermelhas, as uvas contêm compostos poli fenólicos que podem reduzir o dano celular. Comer cerca de 1 a 2 xícaras de uvas por dia também pode ajudar a proteger os tecidos e diminuir os marcadores da inflamação.

8- Maçã

A ciência concorda: uma maçã por dia pode, na verdade, mantém seu cardiologista longe . Estudos mostram que o consumo frequente de maçã pode baixar o colesterol total. Isso é graças aos compostos fenólicos encontrados na casca da maçã – também conhecidos como compostos antioxidantes que melhoram a função celular e o fluxo sanguíneo.

9- Framboesa

Com 8 gramas de fibra em apenas uma xícara, as framboesas podem baixar o colesterol. Comer alimentos ricos em fibra (pelo menos 25 gramas por dia) baixa o colesterol LDL e melhora a digestão.

10- Tomate

Conhecido como um legume, o tomate é na verdade é uma fruta. Rico em potássio e  vitaminas A e C. Os tomates também contêm o antioxidante licopeno, um composto ligado à redução do colesterol LDL.

11- Morango

Frutas que Baixam o Colesterol
Morango

Os poli fenóis, que são compostos de origem vegetal, ajudam naturalmente a regular o sistema cardiovascular, são encontrados em grandes quantidades nos morangos. A pesquisa relacionou o consumo de morango a um risco menor de doenças cardíacas devido à alta concentração de poli fenóis.

12- Pera

As peras também são uma fonte rica em minerais importantes, como cobre e potássio . O cobre aumenta a imunidade, atua no metabolismo do colesterol e na função nervosa, enquanto o potássio auxilia nas contrações musculares e na função cardíaca.  (4, 567)

Além do mais, a pera é uma excelente fonte de antioxidantes poli fenóis , que protegem contra os danos oxidativos. Mas coma a pera inteira, pois a casca possui até seis vezes mais poli fenóis do que a polpa. (89) Os antioxidantes da pera, procianidin,  podem diminuir a rigidez do tecido cardíaco, baixar o colesterol LDL (mau) e aumentar o colesterol HDL (bom). A casca contém um importante antioxidante chamado quercetina, que tem vários benefícios para a saúde do coração , diminuindo a inflamação e reduzindo os fatores de risco de doenças cardíacas, como pressão alta e colesterol alto.

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