O que é HDL ( Colesterol bom )?

Quando você pensa em colesterol, provavelmente pensa no colesterol “ruim” ou alto . Mas também existe um tipo “bom” de colesterol de que seu corpo precisa e alguns alimentos aumentam o colesterol bom no seu sangue. 

A lipoproteína de alta densidade (HDL) é o tipo bom de colesterol e o tipo que você precisa aumentar. A lipoproteína de baixa densidade (LDL) é o tipo de colesterol ruim,  e é o tipo de colesterol que você deve controlar. HDL, LDL e triglicerídeos são tipos de gordura presente no seu sangue, a soma de todos eles é seu colesterol total.

O HDL é como um aspirador de pó do colesterol no corpo. Quando está em níveis normais ​​no sangue, remove o colesterol ruim e o acúmulo de placas nas artérias e os envia para o fígado. Seu fígado coloca esse excesso de colesterol para fora do corpo. Por fim, isso ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, ataque cardíaco e derrame.

A nível colesterol bom (HDL) ideal é de 60 miligramas / decilitro (mg / dL) ou mais que isso. Seu HDL é considerado baixo se estiver abaixo de 40 mg / dL. Você deve ter como objetivo ter um nível de HDL entre 40 e 60 mg / dL, mas acima de 60 mg / dL é melhor. ( 1 )

Alimentos que aumentam o hdl

11 Alimentos que aumentam o colesterol bom [ HDL ]
Azeite

Um pão com margarina no café da manhã, um pedaço de frango frito no almoço, um bife refogado na manteiga no jantar e uma tigela de sorvete à noite são exemplos de alimentos que aumentam seu colesterol. Estes alimentos são fontes de gordura saturada e trans. E certamente vão aumentar o colesterol LDL e colesterol total. Em contrapartida, há outros alimentos que aumentam o colesterol HLD, alguns deles são:

  1. Azeite
  2. Feijão e legumes
  3. Alimentos integrais, como: arroz, macarrão e pão integral
  4. Frutas ricas em fibras, como: maçã, ameixa e pera
  5. Peixes ricos em ômega-3, como: Salmão, sardinha, atum e cavala
  6. Linhaça
  7. Nozes, como por exemplo: castanhas-do-pará, amêndoas, pistache, amendoim e outros
  8. Semente de chia
  9. Abacate
  10. Carne de Soja 
  11. Vinho tinto

Conclusão:

Antes de fazer qualquer mudança em sua dieta ou tomar qualquer suplemento ou remédio, você deve conversar com seu médico.

A alimentação é a melhor maneira, e totalmente natural, de fornecer ao corpo mais vitaminas, minerais e nutrientes saudáveis ​​para o coração e para baixar o colesterol. 

Portanto, antes de começar a comer esses alimentos para aumentar seu HDL e diminuir o LDL, converse com seu médico. Juntos, vocês dois podem analisar maneiras saudáveis de baixar seu colesterol.

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