Como baixar o colesterol naturalmente

O colesterol é produzido no seu fígado e tem muitas funções importantes no corpo, mas como em tudo na vida, o excesso é prejudicial, e ter colesterol alto pode causar vários problemas sérios de saúde, dessa forma vamos revelar 10 maneiras de baixar o colesterol naturalmente.

1- Gorduras monoinsaturadas 

Uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas ajuda a baixar o colesterol LDL (ruim) naturalmente, mas também aumenta os níveis de colesterol HDL (bom).

Aqui estão algumas ótimas fontes de gorduras monoinsaturadas. Algumas também são boas fontes de gordura poli-insaturadas:

2- Ômega 3

Todas as gorduras poli-insaturadas são boas ​​para o coração e podem reduzir o risco de diabetes. As gorduras ômega-3 são um tipo de gordura poli-insaturada com benefícios a mais para o coração.

O  ômega é encontrado em grandes quantidades nos peixes gordurosos, como salmão, cavala, arenque e atum do mar profundo, como atum-rabilho ou albacora, e, em menor quantidade, nos mariscos, incluindo camarão. Outras fontes de ômega-3 são as sementes e as nozes, menos o amendoim.

Além disso você pode comprar suplementos de ômega 3 nas farmácias e casas de produtos naturais. 

3- Evite as gorduras trans

Os óleos vegetais parcialmente hidrogenados são a maior fonte de gorduras trans na sua dieta, porque são baratos de fabricar e têm uma vida útil longa. É por isso que as empresas de alimentos usam gorduras trans nos doces e biscoitos. Isso por que elas tem mais textura que os óleos líquidos insaturados. Muitas margarinas e gorduras são feitas de óleos parcialmente hidrogenados. As gorduras trans aumentam o colesterol total e o LDL, mas diminuem o HDL em até 20%. ( 1 )

4- Coma alimentos ricos em fibras

A fibra solúvel alimenta as bactérias intestinais probióticas boas ​​e remove o colesterol do corpo, reduzindo o LDL e o VLDL. Boas fontes de alimentos ricos em fibras são: feijão, ervilha, lentilha, fruta, psyllium e grãos integrais, incluindo a aveia.

5- Pratique atividade física

Qualquer tipo de exercício baixa o colesterol e melhora a saúde do coração. Quanto mais longo e intenso o exercício, maior o benefício.

6- Perca peso

10 Maneiras de baixar o colesterol naturalmente
Perca peso

A perda de peso baixa o colesterol total naturalmente, em parte diminuindo a geração de mais colesterol no fígado.

7- Pare de fumar

O tabagismo parece aumentar o colesterol ruim, baixar o HDL “bom” e prejudicar a capacidade do corpo de enviar colesterol de volta ao fígado para ser armazenado ou decomposto. Parar de fumar pode reverter esses efeitos.

8- Beba com moderação

Tomar 1 a 2 doses por dia podem aumentar o colesterol HDL e reduzir o risco de artérias entupidas. No entanto, o uso abusivo do álcool aumenta o risco de doença cardíaca e prejudica o fígado.

9- Tome coenzima Q 10

A coenzima Q 10 ajuda as células a produzir energia. É semelhante a uma vitamina, exceto que o corpo pode produzir naturalmente a coenzima Q10, prevenindo a deficiência.

Mesmo se não houver deficiência, o Q 10 extra na forma de suplementos pode trazer benefícios em algumas situações.

Vários estudos descobriram que os suplementos de coenzima Q10 baixam o colesterol total. Nestes estudos, LDL e HDL não mudaram. ( 2 )

10 – Evite margarina e óleo de soja e milho

À medida que a hidrogenação solidifica o óleo, esses óleos parcialmente hidrogenados foram usados ​​por muito tempo para fazer margarina. Portanto, a maioria das margarinas no mercado é rica em gorduras trans.

Os óleos parcialmente hidrogenados contêm gorduras trans. Para reduzir a ingestão de gordura trans, evite todos os óleos vegetais e margarinas que listam óleo parcialmente hidrogenado na lista de ingredientes – ou use outras gorduras de cozinha, como manteiga, azeite ou óleo de coco.

Conclusão:

O colesterol tem funções importantes no corpo, mas pode causar obstrução das artérias e doenças cardíacas quando fica fora de controle.

A lipoproteína de baixa densidade (LDL) é propensa a danos dos radicais livres e contribui mais para doenças cardíacas. Em contraste, a lipoproteína de alta densidade (HDL) protege contra doenças cardíacas, levando o colesterol para longe das paredes dos vasos e de volta para o fígado.

Se o seu colesterol estiver desequilibrado, fazer mudanças no estilo de vida são a melhor forma de tratamento.

Gorduras insaturadas, fibras solúveis e esteróis e estanois vegetais podem aumentar o HDL (bom) e diminuir o LDL (ruim). Praticar exercícios e perder peso, evitar alimentos ricos em gorduras trans e parar de fumar também pode baixar o colesterol naturalmente.

Se você estiver preocupado com seus níveis de colesterol, peça ao seu médico para solicitar um exame de sangue. 

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